quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Para Acordar A Alma

Somente as pedras permanecem Imóveis porque não há alma que as movimente

Quando se abre o pano e no centro da cena percebe-se o verdadeiro, competente e promissor trabalho de um grupo, percebe-se antes de tudo o seu conjunto e aí, conseguimos compreender que ali existe uma linha, uma cara, um trabalho sério de doação compromisso e amor ao teatro, que caracteriza aquele determinado grupo de pessoas como um grupo de Teatro.

A palavra GRUPO, tão usada e tão pouco compreendida, tem vários significados mas, para nós do Teatro, ela representa a união de pessoas em torno de uma idéia comum. O trabalho de teatro exige dedicação sem competição, exige um elenco forte, vivo, que se entrega ao trabalho com seriedade, assumindo de fato seu papel, tendo uma postura de compromisso com o fazer teatral.

Fazer teatro exige de todos atitude profissional, deixando do lado de fora da sala de ensaios todos os problemas e angustias pessoais que de nada servem ao nosso processo. O Grupo deve trabalhar pelo espetáculo, buscar atingir sua excelência artística dentro desta atividade, que exige de todos um pouco mais de alma.

Não estamos aqui para fazer terapia e é preciso ficar claro que as neuroses e angústias pessoais não constituem um problema nosso e devem ficar fora dos ensaios, não podemos ver o teatro como consultório da alma. Nós aqui fazemos teatro e não terapia e isso têm que ficar muito claro.

O Ator que sabe sua real importância e participação em um processo de trabalho deve compreender e fazer parte das idéias que norteiam o trabalho, deve se dedicar de corpo e alma para que no fim possamos brindar o público com um grande e competente espetáculo.

Precisamos estar ligados na real função do ator, e não permitir que nosso ego seja maior que nossa competência artística, nenhuma roupa, maquiagem ou qualquer penduricalho irá fazer de você um artista. Somente sua dedicação ao trabalho, aos ensaios, enfim, sua luta constante para fazer cada dia melhor, e desempenhar bem o seu trabalho diário pode fazer de você um artista. Então, vamos acordar e olhar o que não estamos fazendo no teatro e pelo Teatro, vamos ser artistas de fato.

Um Espetáculo de teatro não é um desfile de moda, e não aceita esse pensamento mesquinho, se é assa sua idéia de teatro é hora de parar e buscar outros caminhos para sua vida. Porque isso não serve aos profissionais que de fato são de teatro.

O Teatro não quer saber se você estará mais feio ou mais bonito, ele exige que sua personagem esteja inteira e exista verdadeiramente, o importante é estar dentro da história e ter competência para cantá-la com a máxima verdade, com dedicação e trabalho, vivenciando cada minúsculo momento de emoção com prazer e alegria para transpirar um teatro de altíssima qualidade.

Cada ator deve viver sua personagem, construir cada momento de emoção, dar a cara, o corpo, a personalidade que ira definir quem é?, de onde vem? e para onde vá? este ser tão cheio de significado que é a personagem de teatro, vocês tem que viver a personagem. Como se faz isso? Com compromisso, seriedade, dedicação e muitos, mais muitos ensaios.

Em um trabalho de Teatro esta sempre presente à disputa pelo espaço dos egos, e a reafirmação, física e emocional, de cada ator, de sua real importância para o trabalho, para o grupo, etc.... Mas teatro não é concurso de beleza, estamos aqui para dizer alguma coisa, para mandar uma mensagem ao espectador, para denunciar, debater, criticar, mudar pensamentos e comportamentos, enfim, estamos aqui para dialogar com a própria vida.

Use o Ensaio para os trabalhos da peça, não traga suas angústias para estes encontros, porque isso contamina o jogo, atrasa o processo criativo e compromete nosso parco tempo de trabalho. É preciso ter a percepção que já estamos na reta final e que logo estaremos estreando, os ensaios que temos são insuficientes, então precisamos usar muito bem nosso tempo nestes ensaios para atingir com competência nossa meta, não vamos perder este precioso tempo com problemas individuais e mesquinharias, hora de trabalhar pelo todo e por todos.

Nunca se ensaia Tão pouco para uma montagem teatral,é preciso ter tempo e aproveitar cada segundo deste tempo no processo de concepção do espetáculo e se não houver dedicação e comprometimento verdadeiro e imediato com o trabalho, fico com a sensação de que estamos num barco à deriva e que da maneira que estamos trabalhando este espetáculo, o melhor seria não fazer nada, porque assim estamos negando a essência do teatro.

Talvez refletir sobre a importância deste Trabalho e sobre nossa real dedicação para que ele aconteça, possa colocar em evidencia se queremos ou não fazer teatro de verdade, se queremos ou não essa luta para nossas vidas, por que este é um caminho ardo, onde se travam batalhas diárias, onde o EU é necessário para o NÓS, mas o EU deve trabalhar para o sucesso do NÓS e talvez não seja essa a estrutura que EU esteja buscando.

Ser Ator não é ser o belo, o bonito, pode ser algo mais. Pode ser a busca por um trabalho sério, conciso e consciente. Fazemos teatro, a Arte da exibição? ou Arte da Reflexão, da criação, da representação da vida de forma artística, viva e consciente de sua função social e atemporal. Qual a sua opção? Refletir sobre o fazer teatral é refletir sobre nossa existência enquanto fazedores desta arte que de certa maneira deve estar ligada a compreensão da vida.
Reginaldo Nascimento
27 Setembro 2009

Nenhum comentário: